Mozambique Innovation

The First Mozambique News Portal on Innovation Process, Research Centers and Enterprises
Mozambique Innovation RSS   Mozambique Innovation on Facebook   Mozambique Innovation on Twitter   Media Haka S.p.c.
Articles > Network > Ministério da Função Publica: gestão estratégica e fiscalização

Ministério da Função Publica: gestão estratégica e fiscalização

Published by Redazione on 2013/8/5 (1171 reads)

Ministério da Função Publica: gestão estratégica e fiscalização

O Ministério da Função Pública é o órgão Central do aparelho de Estado, que, de acordo com os princípios, objectivos, políticas e prioridades definidos pelo Governo, dirige a gestão estratégica e a fiscalização da administração pública e da função pública.

a

Visão

"Uma Administração Pública centrada no Cidadão, promotora do desenvolvimento e vocacionada para a prestação de serviços de qualidade".

 

Missão

"Garantir a prestação de serviços públicos de qualidade, através de recursos humanos qualificados e motivados, processos eficientes e sistemas integrados, com base numa gestão financeira rigorosa e transparente e numa estrutura consolidada, responsabilizada e de actuação íntegra e coordenada”.


O Ministério da Função Pública tem as seguintes atribuições:

 

- O fortalecimento, aprimoramento, fiscalização e inspecção da administração pública, tornando-a progressivamente efectiva, eficaz e eficiente no quadro da boa governação e dos objectivos estratégicos do Estado moçambicano;

- A adequação permanente da estrutura  organizativa do aparelho do Estado;

- A gestão da reforma do sector público;

- A racionalização dos procedimentos administrativos;

- O desenvolvimento da política e estratégia integradas de gestão de recursos humanos do aparelho do Estado;

- A capacitação de recursos humanos do Estado por forma a assegurar uma crescente qualidade dos serviços prestados ao cidadão pelos funcionários e demais servidores do Estado;

- A emanação de orientações metodológicas no âmbito da gestão e desenvolvimento dos recursos humanos do Estado;

- A promoção e avaliação do desempenho profissional, do sentido de responsabilidade, dos princípios éticos e deontológicos e das boas práticas de liderança na função pública;

- O controlo da implementação das políticas relativas à assistência e à previdência social dos servidores do Estado;

- A organização do sistema de informação e documentação e arquivos do Estado;

- A aplicação uniforme da legislação sobre os recursos humanos do Estado, em particular do Estatuto Geral dos Funcionários do Estado;

- Velar pelo cumprimento dos deveres e gozo dos direitos dos titulares dos cargos governativos e dos dirigentes superiores do Estado.

 

     

 

Link Box 

Web Site 

 

Originally Published 2012-04-06




Tags: Maputo   Economy   PA  


Share |

Previous article MINEC: Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação ODAMOZ: Base de Dados para ajuda Oficial para o Desenvolvimento de Moçambique Next article
Other articles in this category Published on Hits
UEM: Escola Superior de Desenvolvimento Rural ESUDER
2014/7/17
114
UEM: Centro de estudos Africanos
2013/9/30
672
MCT: desenvolvimento da Ciência e Tecnologia
2013/9/24
625
Ministério da Mulher e da Acção Social: desenvolvimento de toda a sociedade
2013/9/16
766
Ministério da Saúde: programas de promoção e protecção
2013/9/13
695
Mozambique Eyecare Project: primeiros profissionais de Optometria
2013/9/11
773
Voters total: 0
Average: 0
Published on 2013/7/24
3351_11594.jpg

O Ministerio da Ciência e Tecnologia inicia amanhã, na cidade de Nampula, província do mesmo nome, o processo de divulgação do Plano de Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos para o sector (PDRHCT), num seminário regional que envolverá instituições do Ensino Superior, de investigação e outras instituições do Estado das províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

 (Read All)
Published on 2013/7/17
images (3).jpg

A continuação do ritmo forte e sustentado de crescimento recente da economia de Moçambique vai depender da superação do “défice” de infra-estruturas como portos, aeroportos ou linhas de caminhos-de-ferro, tirando máximo partido do potencial agrícola e mineral do país.

 (Read All)
Published on 2013/7/5
images (2).jpg

Mozambique is a country that faces frequent shortages in food production, particularly in the southern areas that are prone to drought and also to floods. In this context, the development and access to technology for food and agricultural production is of crucial importance for achieving food security in the country. Biotechnology in Mozambique still needs development to assist agricultural research. In this regard, the country needs prioritise its intervention in biotechnology. 

a
 (Read All)
Published on 2013/7/3
photo_01_sml- ikuru.jpg

IKURU is a Farmer Owned Company, the name of the Company means STRENGTH. It represents the fact that IKURU was established to enable Farmer’s control over their own livelihoods. IKURU is a Mozambique owned, agri-trading, processing and exporting Company.

 (Read All)
Published on 2013/7/1
iiam- agraria instituto.jpg

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) é uma entidade pública que desenvolve acções de pesquisa, desenvolvimento e disseminação de tecnologias agrárias em Moçambique. O IIAM é constituido por unidades centrais e locais de pesquisa.

a

 (Read All)
Published on 2013/6/24
mulher_africana_small.jpg

O Ministerio da Mulher e da Accao Social promove estas duas areas que sao responsáveis: pela promoção da emancipação e desenvolvimento da mulher, como tambem é responsavel pela promoçao e pelo desenvolvimento de actividades que reforçam o papel da família e da comunidade na protecção, educação e no desenvolvimento integral da criança.

 (Read All)
Published on 2013/6/17
images (1).jpg

O Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) foi criado em 2006 com o objectivo de contribuir para a expansão, consolidação e sustentabilidade de iniciativas comunitárias na área de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em Moçambique, visando maximizar o capacidade das iniciativas de apoiar o desenvolvimento local. Promove a coordenação e colaboração a todos os níveis da rede, e a melhoria da qualidade dos serviços de apoio às comunidades.

 (Read All)
Published on 2013/6/14
logo.png

O CENFOSS é uma instituição de Formação Profissional e de Consultoria em Informática com base em ferramentas Free e Open Source Software.

 (Read All)